ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO


APRESENTAÇÃO: O projeto tem como finalidade de contribuir para formação esportiva e educacional de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, bem como a qualificação e melhoria das condições de vida destes beneficiados. Fortalecer as práticas esportivas, na medida em que darão a população infanto–juvenis melhores condições de atuarem e participarem das decisões em prol das políticas publicas e metodologias das modalidades esportivas desenvolvidas. (Leia mais...)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROJETO ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO


"ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO"

APRESENTAÇÃO:
O projeto tem como finalidade de contribuir para formação esportiva e educacional de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, bem como a qualificação e melhoria das condições de vida destes beneficiados. Fortalecer as práticas esportivas, na medida em que darão a população infanto–juvenis melhores condições de atuarem e participarem das decisões em prol das políticas publicas e metodologias das modalidades esportivas desenvolvidas.

JUSTIFICATIVA
No município de Itarema, como em todos os municípios do Brasil, os problemas sociais vêm se agravando tendo em vista o desemprego crescente, o que deixa a população em situação de vulnerabilidade social aumentando as demandas por serviços públicos que venham amenizar tal problemática.
Cabe aqui destacar a situação da infância e adolescência que nesse contexto social desfavorável, sofre com os desarranjos familiares e em decorrência disso ficam expostos aos fenômenos da negligência, maus tratos, abandono familiar, violências sexuais, evasão escolar, consumo de drogas, trabalho infantil, envolvimento em atos inflacionais e outras situações de violação de direitos fundamentais.
Destaca-se que, embora haja uma melhora pontual no que diz respeito às ofertas de serviços sociais públicos, estes programas ainda não superaram tais situações, persistindo no município estes fenômenos, constituindo-se um dos principais desafios a serem enfrentados na atualidade.
Nesse sentido é que eu, João Martins Brandão, venho propor a Secretaria de Educação e Desporto de Itarema, o financiamento do projeto "ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO", voltado para atender as crianças, jovens e adolescentes de nossa cidade. Como parte desse projeto estaremos realizando o “ JIIT’s” Jogos Intercolegiais de Itarema
Trata-se de uma proposta que vem oferecer aos mesmos acesso a prática de esportes nas modalidades de futsal e handebol, nas categorias, masculino e feminino. Vale ressaltar, que ao decorrer do projeto estaremos abrindo espaço para outras modalidades esportivas, tais como, voleibol, basquetebol entre outras.
O projeto "ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO" sem dúvida, é de extrema relevância social para a comunidade e para os beneficiários, uma vez que proporcionará aos mesmos a criação de novas opções de vida, criando condições de superação das dificuldades, servindo como alternativa para afastar-se das drogas e criminalidade. O mesmo contribuirá também, para fortalecer as características positivas, priorizando valores construtivos como: companheirismo, autocontrole, respeito às regras, auto superação, controle dos impulsos negativos e agressividade.
Outra característica do projeto é que vem contribuir para redução da evasão escolar e repetência, melhorando os níveis de concentração. Visa, ainda, a troca de informações, capacitação, formações de novos valores, mudanças de comportamento desenvolvendo a personalidade e possibilitando formas diferenciadas de reflexão e ação.
No campo da saúde, o projeto possibilitará a potenciação e preservação das capacidades físicas, emocional e psicossocial, melhorando a qualidade de vida, influenciado na formação da autoestima, credenciando para uma melhor ação produtiva e participação na sociedade.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social do Município de Itarema, acesso à prática de esportes, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos, expectativas de forma que possa desenvolver competências técnicas sociais e comunicativas, contribuindo também, para formação da cidadania, criando obrigações, estimulando a personalidade intelectual e física bem como oferecendo chances reais de integração e inserção social, afastando-os das drogas e violência, ensinando-os valores éticos morais, reduzindo a evasão escolar, estimulando a auto-estima e melhorando a qualidade de vidas dos mesmos. Proporcionar também aos adultos um esporte saudável como forma de lazer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover e incentivar o esporte e a alta estima das crianças e adolescentes;
- Contribuir para o bom andamento das atividades esportivas e educacionais;
- Propiciar uma ação integrada junto à prefeitura, escolas, sociedade e iniciativa privada;
- Adquirir materiais de consumos, expedientes e permanentes para os trabalhos.

METAS
Pretender beneficiar crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 15 anos, que estão matriculados e estudando regularmente na rede pública de ensino do município de Itarema, retirando-os definitivamente da situação de risco pessoal e social em que se encontram.

PLANO BÁSICO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO
Divulgação dirigida junto a potenciais apoiadores;
Produção e veiculação e peças publicitárias tais como:
Folder's e Banner’s
Uniformes de treinos e jogos;
Divulgação  em emissoras de rádio;
Nas quadras das escolas participantes (local das escolinhas);
Ginásio Poliesportivo (local dos jogos)
O projeto "ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO" possibilitará aos parceiros patrocinadores e de apoio, a associação de suas marcas a um de nossos maiores patrimônio cultural, colaborando, assim, para a preservação de nossas tradições e para o reforço da imagem de instituições comprometidas com nossos valores culturais e esportivos.

LOGOMARCAS A SEREM UTILIZADAS:
Prefeitura, Secretaria Educação e Desporto, Empresas Patrocinadoras e Entidade.
Nos (banners/faixas/placas/balões/camisas/Folder's) e outros.

PRAZO DE EXECUÇÃO
8 meses (março a novembro)

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Março- apresentação do projeto as entidades participantes, reunião com diretores das escolas, palestras sobre regras e técnicas das modalidades especificas do projeto, para professores na área de Educação Fisica das escolas, que atuarão como técnicos de suas equipes.
Abril- treinamento das escolinhas nas quadras das escolas participantes, para os alunos que irão participar dos jogos, com os monitores e o professor.
Maio- cursos de capacitação de futsal e handebol, para os professores indicados de cada escola.
Maio a Novembro- realização dos jogos. (JIIT’s - Jogos Intercolegiais de Itarema)

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO

Nº
UNIDADE ESCOLAR
LOCALIDADE
1
EMEF Antero Romero
MÃE COSMA
2
EMEF Dr. Edgar pessoa
PATOS
3
EMEF Francisco Alves Neto
ALMOFALA
4
EMEF Francisco Antero de Santana
CÓRREGO DA VOLTA
5
EMEF Luiz Gomes de Santana
COMONDONGO
6
EMEF Manoel Braga Monteiro
PORTO DOS BARCOS
7
EMEF Manoel Felix de Moura
BATEDEIRA
8
EMEF Mundico Ribeiro
SEDE
9
EMEF Pe. Aristide Andrade Sales
SEDE
10
EMEF Pedro Irineu da Silva
SAGUIM
11
EMEF Profª Altair Giffone Tavares
GARGOÊ
12
EMEF Raimundo Godofredo Gomes
BRILHANTE
13
EMEF Raimundo José Proziano
SÍTIO ALEGRE
14
EMEF Raimundo p. Nascimento
ORIENTE
15
EMEF Rogério Ribeiro Monteiro
TORRÕES
16
EMEF São José
BARBOSA
17
EMEF Senador Ozires
CARVOEIRO
18
Escola Rosa Suzana
SÃO JOSÉ
19
Escola JM Monteiro
SEDE
20
Escola Alternativa
SEDE

DAS PARCERIAS
O projeto Esporte, Vida e Educação terá uma organização da Secretaria de Educação e Desporto do município, com a coordenação dos mentores do mesmo em conjunto com os diretores e professores das escolas participantes, e o apoio da Prefeitura Municipal de Itarema. Caberá a esses órgãos as seguintes atribuições:
·         Capacitação dos professores;
·         Treinamento desportivo com os alunos;
·         Quadras esportivas para as escolinhas;
·         Lanche para os alunos atletas nos dias de jogos;
·         Material esportivo para treinos e jogos, como ternos e bolas;
·         Transporte para equipes da zona rural para a sede do município (local dos jogos);
·         Arbitragem para o evento;
·         Premiação para os vencedores.
Com isso reivindicamos das empresas patrocinadoras uma parceria para a aquisição dos tênis, tendo em vista que 80% do público alvo residem e estudam na zona rural, onde há menor poder aquisitivo e maior necessidade. A estimativa é de que 500 crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos participarão dos jogos. Fica a cargo de cada empresa patrocinadora a quantidade de tênis no qual doarão.
Empresas convidadas a serem parceiras neste projeto.
·         Carnaúba do Brasil
·         Cajucoco Aquicultura e Agroindústria
·         F. A Tintas e Ferragens
·         IMPSA
·         Dentre outras…

8 comentários:

Anônimo disse...

Otima iniciativa, pois precisamos rapidamente de incentivos para livrar nossas crianças desse mundo infernal chamado "Drogas"

Daniel Couto

Anônimo disse...

E o esporte é e sempre será uma otima alternativa pra livrar nossoas crianças desse mal chamado "Drogas"

Daniel Couto

Anônimo disse...

Com certeza o esporte é a melhor alternativa

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa, por meio do Esporte pode-se conseguir grandes feitos... fico muito feliz quando encontro pessoas que estão preocupadas com as nossas crianças. Desenvolvo também um projeto voltado para Esporte onde abrangemos Educação, Saúde, Cultura e lazer. Sei o quão é difícil mas quem trabalha Deus ajuda! Muita Força pra você aí irmão, Que Deus te Abençoe e que você continue desenvolvendo esse belo trabalho, PARABÉNS!!!

val acarau disse...

parabens belo trabalho

ESPORTE, VIDA E EDUCAÇÃO disse...

Muito obrigado a todos que torcem pelo sucesso do nosso projeto!

Unknown disse...

Excelente o trabalho, fico encantada quando vejo iniciativas que buscam agregar valores as crianças menos favorecidas. E tenho certeza que o esporte é um meio de trazer um pouco de alegria, motivação e condições de um futuro melhor, tanto como incentivo na escola como em uma profissão.

Anônimo disse...

Apoio extremamente pois nos dias de hoje, tudo o que tirar essas crianças da rua valerá a pena. Na rua aprendem tudo o que é ruim, e não é isso que o Brasil precisa, precisamos de crianças que tenham uma qualidade de vida melhor, por isso essa oportunidade que esse projeto trás é indispensável.